Combate à pandemia: uma ode à inovação

15 de abril de 2020

Inovação na pandemia

Estamos acompanhando diversas iniciativas dos laboratórios de inovação de instituições públicas que estão colaborando no combate ao Covid-19.

Com o objetivo de iluminar as iniciativas de inovação na pandemia e dar ideias para que outros inovadores possam replicar, reunimos algumas ações aqui neste texto. Boa leitura!

Íris – Ceará

O Laboratório de inovação da Casa Civil do Governo do Ceará – Íris – criou o Guia “Teletrabalho no setor público”.

O documento é um excelente compilado, focado em setor público e tem um design maravilhoso. Veja sugestões sobre como garantir as rotinas de gestão, a produtividade e a segurança da sua equipe nessa quarentena.

Nidus – Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina lançou um painel de acompanhamento que vai utilizar a tecnologia, os dados e a geolocalização para monitorar o avanço dos casos da Covid-19 no estado.

O Laboratório de inovação da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina – Nidus , é um dos parceiros do projeto. Confira aqui.

GNova – Enap – Governo Federal

Em parceria com o GNova, a Escola Nacional de Administração Pública – Enap lançou 4 desafios na sua plataforma de inovação aberta para enfrentamento ao novo coronavírus.

  • Desafio 1 – Saúde: Como aumentar a eficiência do sistema de saúde no enfrentamento da pandemia?
  • Desafio 2 – Economia: Como reduzir impactos e gerar oportunidades para empresas e empreendedores?
  • Desafio 3 – Impacto social: Como mitigar as consequências socioeconômicas?
  • Desafio 4 – Tecnologia: Como usar a tecnologia para ganhar escala no monitoramento e enfrentamento da pandemia?

iNOVATCHÊ – Laboratório da JFRS

O Projeto Voronoy-Delaunay, do iNOVATCHÊ (Laboratório de Inovação da JFRS), visa a sensibilizar os colaboradores da Justiça Federal, de outros órgãos e a sociedade em geral para as necessidades da população menos favorecida economicamente, que está passando por necessidades durante o período de isolamento social.

O Projeto prevê a divulgação e ampliação da rede de apoio e a promoção de ações e campanhas de auxílio aos necessitados e, também, a discussão de alternativas de sustentabilidade ambiental, econômica e social para implementação após o período de isolamento. O projeto está alinhado com 7 objetivos da Agenda 2030 da ONU e reforça a missão do iNOVATCHÊ como um agente de transformação institucional e social, por meio da cocriação e experimentação de soluções criativas, com foco no ser humano. Para saber mais, entre em contato pelo email: inovatche@jfrs.jus.br.

Reflexões e outros trabalhos

Para além das iniciativas das áreas de inovação indico também a leitura deste texto do Promotor de Justiça de Santa Catarina e Coordenador do Núcleo de Inovação no Ministério Público de Santa Catarina, Dr. Guilherme Zattar, com ótimos insights que nos fazem refletir por dias sobre os impactos do Covid na inovação e no sistema de justiça.

Conclusão

O que eu achei muito legal foi a resposta rápida dos laboratórios (e dos inovadores) em relação à pandemia, isso demonstra que já conseguiram incorporar o pensamento ágil e método de trabalho mais colaborativo tão inerente e necessário para estes espaços de inovação.

Alguns estavam preparados e conseguiram mostrar o valor da inovação em tempos como esses que estamos vivendo. Parabéns inovadores! O momento é altamente crítico, mas é também, uma ode à inovação.

*Essas foram as iniciativas que eu vi, com certeza existem muitas outras. Indique aqui nos comentários do blog.

Curso de Laboratórios de Inovação

Criação e operação no setor público

Inscreva-se
Image Description


Gabriela Tamura

Gabriela Tamura

Fundadora e Diretora de Negócios da WeGov. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil. Resiliente de plantão começou seu relacionamento com o setor público há 12 anos. Conhece bem a realidade do governo e resolveu ajudar. Foi agraciada com a medalha do Exército Brasileiro em função dos serviços prestados à Nação pela WeGov.