Lançamento do HubGov 2018

7 de dezembro de 2017

Há 3 meses realizamos o evento de encerramento do HubGov 2017. Foram 6 meses formando inovadores no setor público, através de trilhas de aprendizado, experimentação e a busca conjunta por um governo colaborativo. Nessa edição, tivemos 14 instituições públicas participantes e 55 servidores públicos de Santa Catarina trabalhando desafios complexos considerando sempre o propósito de servir melhor aos cidadãos.
O programa estreou um modelo inédito no Brasil, pilotando uma forma interinstitucional de trabalho ao fomentar o compartilhamento de conhecimentos e o aprendizado com o outro. Das 14 propostas de solução, já foram 8 protótipos implementados e 3 laboratórios de inovação foram criados.
Foi o começo de um novo movimento no setor público, de uma jornada transformadora que culmina em um ponto: a chegada ao governo do futuro. E esse movimento está em expansão.
O HubGov 2017 iniciou um ciclo que fica cada vez mais forte, estabelecendo uma rede mais poderosa de inovadores na esfera pública… E agora, espalhada pelo Brasil. Lançamos, no dia 01 de Dezembro, o programa HubGov 2018 | Governo do Futuro.

O HubGov 2018

Assim como a edição de 2017, o novo HubGov será um programa interinstitucional de inovação no setor público, porém com escopo mais abrangente. Para 2018 as atividades serão realizadas em quatro estados diferentes: Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo e Goiás, contando com a participação de 32 instituições públicas, 132 servidores públicos e 1 comunidade virtual.
A abertura do programa está prevista para Março de 2018 e ainda conta com algumas vagas em aberto para instituições públicas enviarem uma equipe. Serão quatro meses de duração do programa, que contará com:
Mentorias;
Oficinas e eventos;
Reuniões Interinstitucionais;
Mobilização interna;
Espaço colaborativo de trabalho;
Encontro de líderes.
O foco da edição de 2018 estará na comunidade virtual criada especialmente para os servidores públicos participantes do programa, conectando as equipes dos diferentes estados e da edição anterior.

O evento de Lançamento

No evento de Lançamento contamos com diversas participações especiais e palestrantes importantes para o impacto que queremos gerar para o próximo ano. Abrindo o evento esteve Moacir Marafon, um dos diretores-executivos da Softplan, que apresentou a parceria com a WeGov e a conexão entre as duas empresas na busca por uma gestão pública mais eficiente.
HubGov 2018
Para conversar sobre o que foi o HubGov na primeira edição, chamamos o vencedor do prêmio Hubgover modelo, Rhuan Bittencourt, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA), e a Ana Patrícia Petrelli, que compôs a equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e que ganhou o prêmio de melhor solução desenvolvida.
O evento de Lançamento proporcionou um momento emocionante entre a WeGov e a primeira turma dos hubgovers, aproximando-os dos futuros participantes e mostrando que a transformação no setor público é possível. Adriana Aquini, que esteve na equipe dos Correios de Santa Catarina no HubGov anterior, comenta que

A WeGov nos emociona, empodera, e nos deixa cada vez mais inquietos… Materializa nossos sonhos de ressignificar o governo e de ter orgulho da nossa profissão.

Com o objetivo de trazer novas perspectivas e inspirações aos futuros hubgovers, convidamos Rafael Poço, do Instituto Update, co-fundador e apresentador da nova série da Globonews ”Política: Modo de Usar” para palestrar sobre tendências de inovação na América Latina.
Em seguida, subiu ao palco a empreendedora pública Romina Benitez, que apresentou o caso do Ministério de Modernização da Argentina na construção de capacidades para a transformação social.
HubGov 2018
HubGov 2018
Encerramos o dia com a assinatura, em tempo real, de representantes de instituições públicas que participarão do HubGov 2018 e com a expectativa de um novo modo de pensar em governo.
As instituições foram:

  • Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina;
  • Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina;
  • Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina;
  • Assembleia Legislativa de Santa Catarina;
  • Governo do Estado de Goiás;
  • Agência Nacional de Aviação Civil;
  • Ministério do Meio Ambiente;
  • Correios;
  • Governo do Espírito Santo.

Nós ainda contamos com a participação no HubGov 2018 da Prefeitura de Bombinhas/SC, do Tribunal Superior Eleitoral e da Polícia Militar de São Paulo que, infelizmente, não puderam estar presentes no evento para assinatura.
HubGov 2018
Por fim, gostaríamos de agradecer a todos que possibilitaram e possibilitam a realização desse programa .
Obrigada a primeira turma de HubGovers, por ter acreditado em um futuro melhor e aberto a mente à inovação. E muito obrigada às instituições e participantes do HubGov 2018 pela confiança e vontade de transformar o governo. Nós acreditamos na execução desse programa e queremos continuar essa jornada juntos, comemorando as conquistas e enfrentando os desafios do setor público!


Mais informações

Você faz parte de uma instituição pública e gostaria de incluí-la no HubGov 2018? Estamos à disposição para tomar um café e conversar. Não deixe de entrar em contato conosco para marcar uma conversa!



Ana Camerano

Ana Camerano

Ana é formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou no 3º setor como diretora de projetos sociais na cidade de Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio em países da América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável por parcerias e relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade através da co-produção e colaboração no setor público.