Oficina na Agência Nacional de Transportes Terrestres

13 de novembro de 2017

Nos dias 06 de 07 de Novembro de 2017, em Brasília/DF, a equipe da WeGov ministrou a oficina Inovação em Processos de Trabalho para integrantes da equipe da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os participantes da oficina foram os integrantes selecionados por suas boas práticas e iniciativas dentro da Agência, como forma de reconhecimento ao bom trabalho que vêm desempenhando.

Primeira parte

A oficina, que foi inédita, trouxe uma visão abrangente da inovação no setor público, abordando diferentes conceitos sobre o tema e contextualizando o cenário atual da sociedade.
No momento seguinte da oficina, os participantes foram introduzidos à abordagem do Design Thinking como solução de problemas complexos. Através do desenvolvimento de uma matriz, a turma levantou alguns problemas e desafios enfrentados internamente na instituição.
Oficina Inovação em Processos de Trabalho para a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Segunda parte

Para a segunda etapa, os participantes buscaram soluções aos desafios elencados no início, por meio de práticas e dinâmicas colaborativas. O objetivo da oficina era que a turma participasse do processo e refletisse sobre os problemas institucionais enfrentados.
Para enriquecer a oficina, convidamos Márcio Tancredi, Diretor-Executivo de Gestão do Senado Federal, e Rodrigo Narcizo, Gerente técnico de Gestão do Conhecimento na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Os convidados apresentam seus cases de inovação, compartilharam seus conhecimentos e trocaram experiências com os participantes. O momento foi importante pois trouxe movimentos externos à oficina e elucidações em relação aos desafios da ANTT.
No encerramento, chamamos os participantes para responder em uma palavara “Inovar é…“, e o resultado foi o seguinte:
ANTT
De um modo geral, a oficina trouxe à instituição o pensamento inovador e “provocou” os participantes a investirem em novas práticas dentro da rotina de trabalho. A Agência Nacional de Transportes Terrestres deu o primeiro passo e está se lançando em iniciativas de inovação.


Agenda 2018

Já estamos com a agenda do segundo semestre de 2018 aberta! Portanto, não deixe de entrar em contato conosco e levar uma de nossas oficinas para dentro da sua instituição.



Ana Camerano

Ana Camerano

Ana é formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou no 3º setor como diretora de projetos sociais na cidade de Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio em países da América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável por parcerias e relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade através da co-produção e colaboração no setor público.