Oficina Processos de Comunicação

4 de setembro de 2017

A WeGov realizou em Brasília a oficina Processos de Comunicação, nos dias 24 e 25 de agosto voltada aos profissionais da área de comunicação que atuam no setor público.
Contamos com a participação de representantes do IPEA, TSE, TCU, CIASC, Inmetro, ABDI, CNM, DNIT e ENAP. Além deles, algumas das instituições participantes do Programa HubGov também estiveram presentes na agenda.
A atividades ocorreram na sede da Confederação Nacional dos Municípios, que disponibilizou o espaço e nos proporcionou uma infraestrutura incrível para realização da oficina.

Processos de comunicação em instituições públicas

No geral, secretarias e equipes de comunicação em organizações governamentais têm responsabilidades tanto ao público externo quanto interno. Gerenciar a imagem da instituição e publicar seus serviços são pressupostos básicos.
O claro entendimento e mapeamento dos processos de operação no setor de comunicação são essenciais para que o gerenciamento de serviços seja eficiente.

A Oficina

Ministrada por Gabriela Tamura, diretora-administrativa da WeGov, e por Vanessa Aguiar, consultora de Comunicação e Marketing, a oficina teve o intuito de fazer com que as equipes de comunicação aprimorassem suas práticas de gestão por meio dos processos de trabalho.
Oficina Processos de Comunicação
A oficina foi dividida em dois grandes momentos:
Learning: onde foram apresentados os conceitos básicos sobre processos e metodologias a serem utilizadas. Mapeamento e análise dos processos de comunicação.
Doing: e a parte prática, onde os participantes confeccionaram cadeias de valor, criaram manuais de procedimentos operacionais e finalizaram com um canvas redesenhado para a instituição.
Além de conhecer a estrutura ideal de um setor de comunicação, aplicar os conhecimentos adquiridos e, de fato, buscar uma melhoria dos serviços institucionais, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar dores e desafios com outras instituições.


Mais Informações

Quer ficar por dentro do assunto? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!



Ana Camerano

Ana Camerano

Ana é formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou no 3º setor como diretora de projetos sociais na cidade de Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio em países da América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável por parcerias e relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade através da co-produção e colaboração no setor público.