Pesquisa Etnográfica

29 de maio de 2017

Pesquisas qualitativas ganham importância nas corporações pela complexidade de entender comportamentos. A Pesquisa Etnográfica, em especial, reforça a necessidade de ir a campo e entender capacidades e hábitos das pessoas como membros de uma sociedade particular.
A palestra narrou a mobilização do setor público em explorar o significado do seu propósito e aprofundar o entendimento do mundo ao seu redor. Nesse sentido, a observação empática permite desenvolver melhores: Políticas Públicas, Serviços, Produtos e Processos.
Foram apresentadas técnicas de observação e descrição, assim como exemplos de interpretações culturais pela visão de diferentes antropólogos. Relacionamos a pesquisa etnográfica com o design thinking, apresentando o potencial da etnografia para:
Mudança organizacional
Colaboração e governança
Desenvolvimento comunitário



Lincon Shigaki

Lincon Shigaki

Lincon é Facilitador de Aprendizado da WeGov. Formado em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou com consultoria em gestão no Movimento Empresa Júnior, onde foi Presidente da Ação Júnior e da Fejesc. Acredita que podemos viver em um país melhor, e não consegue se ver fora do processo de transformação dessa realidade.